» Página Inicial Institucional Histórico da Previdência Estadual Alagoana - Cima

Histórico da Previdência Estadual Alagoana - Cima

A Alagoas PrevidênciaA Alagoas Previdência é uma autarquia especial, com personalidade jurídica de direito público, integrante da administração indireta do Estado, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio – Seplag.

Competências

A unidade gestora tem por competência gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL), especialmente quanto à operacionalização dos respectivos benefícios previdenciários, abrangendo os servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública. A lei que rege a autarquia é a 7.751, de 9 de novembro de 2015.

Visão

Ser reconhecido pela excelência no atendimento ao beneficiário e na gestão do sistema previdenciário.

Missão

Garantir os benefícios previdenciários dos servidores efetivos e seus dependentes, com qualidade e eficiência, visando um futuro sustentável para o Estado de Alagoas.

Valores

• Caráter contributivo, solidário, democrático, eficiente e transparente da gestão;
  • Autonomia administrativa e financeira, frente ao ente;
  • Preservação do equilíbrio financeiro e atuarial;
  • Proibição de benefícios sem a correspondente fonte de custeio.

Política de Qualidade

Gerir o Sistema Próprio de Previdência dos Servidores públicos do Estado de Alagoas, com excelência técnica continuada, de forma a atender aos requisitos legais e aos anseios das partes interessadas.

Perfil do Presidente

Roberto Moisés dos Santos é servidor público do Estado do Rio de Janeiro desde 1982, ocupando o cargo efetivo de gestor de Planejamento, certificado em Administração Geral pelo ICSS/ABRAPP e CPA-10 – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

É graduado em Engenharia Elétrica e Administração pela Universidade Veiga de Almeida, cursou MBA em Previdência Privada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ); Especialização em Gestão para Resultados pela Fundação Dom Cabral, Extensão em Previdência Pública e de Gestão e Reforma de Previdência no Serviço Público pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente é o diretor-presidente da Alagoas Previdência. Antes, foi diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) entre 2015 e maio de 2016; diretor de Seguridade do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (2000 a 2014); diretor técnico do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Petrópolis (Inpas).

Roberto Moisés também é conselheiro titular do Conselho Nacional de Previdência dos Dirigentes dos Regimes Próprios de Previdência Social, conselheiro titular do Conselho Deliberativo do Fundo de Previdência Complementar do Estado do Rio de Janeiro (RJPREV) e conselheiro representante do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social  (Conaprev), na Anbima.

Quem é quem

Diretor-presidente