Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2017 Dezembro 2017: um ano especial para a Alagoas Previdência
27/12/2017 - 13h25m

2017: um ano especial para a Alagoas Previdência

Autarquia promove 1º recadastramento biométrico, recupera valores pagos indevidos e promove educação previdenciária

2017: um ano especial para a Alagoas Previdência

Roberto Moisés dos Santos, presidente da Alagoas Previdência

Lílian Tourinho 

O ano de 2017 foi especial para a Alagoas Previdência. A autarquia empreendeu o seu primeiro Recadastramento Biométrico de Pensionistas, vinculados à Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL).

Com base no Decreto Estadual 50.883, foram convocados os pensionistas na categoria cônjuge/companheiro. Na primeira fase, a autarquia fez o recadastramento dos pensionistas universitários. A Alagoas Previdência escolheu fazer por etapas para oferecer um serviço de qualidade ao beneficiário.

De forma prática e objetiva, mais de seis mil pensionistas puderam fazer o agendamento por meio do site e marcar o horário mais cômodo para efetuar o processo na sede em Maceió. Processo esse que consistia em colher a impressão digital (biometria), captar imagem, digitalizar documentos dos pensionistas e do instituidor da pensão.

E para facilitar a vida do pensionista que mora no interior, a Alagoas Previdência fez o Recadastramento Itinerante. Isso mesmo. Uma equipe treinada percorreu alguns municípios alagoanos para aproximar o processo daqueles que estão distantes da capital, como Palmeira dos Índios, no dia 24 de outubro, e Santana do Ipanema, nos dias 22 e 23 de novembro. Os beneficiários destas cidades e de regiões vizinhas puderam fazer o recadastramento sem precisar vir à capital.

O recadastramento é um ato contínuo. Depois de concluir todas as etapas, inclusive com os aposentados, os beneficiários terão que fazer a prova de vida todos os anos na sede da Alagoas Previdência, no mês do seu aniversário.

A autarquia pretende manter um sistema de cadastro de aposentados e pensionistas atualizado e eficiente.

 

COMBATE À FRAUDE

A Alagoas Previdência recuperou, no primeiro semestre de 2017, mais de meio milhão de reais (R$ 552.973,77), referentes a valores pagos indevidamente após o óbito de beneficiários. 

O montante foi devolvido por meio de cobrança administrativa feita às famílias dos segurados. Funciona assim: os beneficiários morrem e a família não comunica de imediato. Então, o benefício acaba sendo depositado, às vezes, por vários meses, até que o órgão previdenciário seja informado do falecimento ou haja cruzamento com o Sistema Informatizado de Óbito (Sisobi). 

No primeiro semestre, a Alagoas Previdência realizou quatro mutirões, com um total de 344 processos de valores com apuração de recebimento indevido, na maioria, casos pós-óbito. 

O presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, relatou que, após requisitadas as informações aos bancos e comprovados os saques indevidos, os familiares são convocados para a devida restituição. 

“Quando há valores a serem ressarcidos, a nossa Coordenação Jurídico-Administrativo notifica os familiares para que compareçam à Alagoas Previdência e, se comprovado, restituam o que sacaram indevidamente”, explica Roberto Moisés. 

 

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA  E FINANCEIRA

O Programa de Educação Previdenciária e Financeira (PEPF) é parte de um amplo esforço da Alagoas Previdência para tornar acessível a informação previdenciária e conscientização financeira promovendo, de forma gratuita, cursos, palestras, entre outros projetos, de caráter educativo, para servidores ativos, inativos, pensionistas e a população em geral.

O programa, durante o ano de 2017, foi evidenciado por alguns eventos importantes, como as palestras educativas e o Projeto da Sexta-Feira Previdenciária.

Como parte do Programa de Educação Previdenciária e Financeira, a Alagoas Previdência empreendeu encontros com servidores e técnicos municipais. No dia 7 de abril, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) participaram, no auditório do Detran, da palestra Alagoas previdência e seus benefícios.

O propósito da palestra foi esclarecer dúvidas sobre as regras da aposentadoria e das pensões, mostrar tópicos da reforma da previdência e dados sobre a Alagoas Previdência.

A palestra teve o apoio da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas do Detran e foi ministrada pelo diretor-presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos.

No dia  26 de abril, foi a vez de técnicos municipais de regimes próprios alagoanos participarem de palestra ministrada pelo presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos. Atualmente, cerca de 60% dos municípios alagoanos têm previdência própria.  

O gestor do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas discorreu sobre a importância do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e os critérios para a obtenção.

O diretor-presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés dos Santos, cumpriu mais uma agenda de palestras sobre previdência no dia 27 de abril. Desta vez, foram os auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda que puderam esclarecer dúvidas sobre o regime próprio de previdência, fundos financeiros, a situação atual da Alagoas Previdência, entre outros temas. O encontro ocorreu durante a manhã na Escola Fazendária, localizada no bairro da Jacarecica.

O Projeto da Sexta-Feira Previdenciária estreiou no dia 19 de maio de 2017. A iniciativa faz parte da série de ações do Programa de Educação Previdenciária e Financeira desenvolvidas para promover a aproximação entre a autarquia e os seus segurados. 

Para participar, o segurado agenda a sua visita na sede da Alagoas Previdência no link bit.ly/sextafeiraprevidenciaria (que está no site), fornece os dados necessários e informa sua dúvida. Com dia (sempre na sexta-feira) e hora marcados, o diretor-presidente, Roberto Moisés dos Santos atende e esclarece questionamentos citados previamente no formulário. 

Para aqueles que não têm disponibilidade de horário para vir esclarecer suas dúvidas presencialmente, podem entrar em contato com a Alagoas Previdência por meio do e-mail sextaprevidenciaria@gmail.com e nas redes sociais da autarquia.

Ações do documento

Marca_Alagoas Previdência

Banner Sexta-feira Previdenciária

Dados

Junho 2018


Total de benefícios pagos (aposentados e pensionistas)

R$   144.343.803,70

Quantidade de aposentados

Civis – 19.082

Militares – 5.556

Total - 24.638

Quantidade de pensionistas

Civis - 5.123

Militares – 2.564

Total – 7.687

Atendimento  

2.266

Meses Anteriores

Ouvidoria
Simulador

Alagoas em Dados e Informações