Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 Abril Alagoas Previdência adere a programa de certificação federal
24/04/2018 - 11h40m

Alagoas Previdência adere a programa de certificação federal

Pró-Gestão foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os regimes próprios a adotarem melhores práticas de gestão

Alagoas Previdência adere a programa de certificação federal

Roberto Moisés: “A adesão vai gerar reconhecimento e vai dar continuidade às boas práticas de gestão”

 Lílian Tourinho 

A Alagoas Previdência adere oficialmente ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

Para o presidente da autarquia alagoana, Roberto Moisés dos Santos, a adesão do Estado de Alagoas ao Pró-Gestão é muito positiva. “A adesão vai gerar reconhecimento  e vai dar continuidade às boas práticas de gestão, atestando a qualidade, a funcionalidade dos serviços e os processos produtivos adotados pelo controle interno, governança corporativa e educação previdenciária”, disse Roberto.

O presidente anunciou ainda a criação de uma comissão que irá coordenar os trabalhos da inserção do Pró-Gestão RPPS na Alagoas Previdência.

Pró-Gestão 

O Pró-Gestão RPPS, Portaria MPS 185/2015, alterada pela Portaria MF nº 577/2017 e aprovada pela Portaria SPREV nº 3/2018, foi criado em 2015 e tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

O manual do programa, disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social, detalha as ações a serem verificadas em três dimensões – controles internos, governança corporativa e educação previdenciária – e estabelece critérios para a habilitação e credenciamento das entidades que serão responsáveis pela concessão da certificação institucional aos RPPS que demonstrarem ter adotado boas práticas de gestão, segundo os níveis de avaliação estabelecidos.

Ações do documento

Marca_Alagoas Previdência

Banner Sexta-feira Previdenciária

Dados

Setembro 2018


Total de benefícios pagos (aposentados e pensionistas)

R$ 149.916.596.21

Quantidade de aposentados

Civis – 19.341

Militares – 5.621

Total - 24.962

Quantidade de pensionistas

Civis - 5.195

Militares – 2.587

Total – 7.782

Atendimento  

2.411

 

Meses Anteriores

Ouvidoria
Simulador

Alagoas em Dados e Informações